São as palavras que fazem a diferença

palavras texto

São as palavras que fazem a diferença.

Os gestos, as atitudes, as imagens são importantes mas, no fim, são as palavras que marcam, que mexem com os sentimentos, que nos ajudam a decidir.

Não acreditas?

Procura imaginar uma criança a oferecer um ramos de flores à mãe. São flores frescas, acabadas de colher. Os olhos da criança estão em alerta, vivos. Com mãos trêmulas e um sorriso pungente estende as mãos para entregar o ramo.
De olhos brilhantes a mulher recebe as flores.

Agora imagina a mesma cena mas no momento da oferta a criança diz, com voz ainda mais trêmula que as mãos, “amo-te mãe”.
Qual das duas circunstâncias seria capaz de provocar maior emoção?

No filme ET (espero que tenhas visto) a coisa ganha outra dimensão quando o pequeno extra-terrestre diz “ET phone home”.
As palavras, mais uma vez, fazem a diferença.

Temos tecnologia, vivemos rodeado por ela. Temos as nossas capacidades e conhecimentos profissionais e técnicos. Mas são sempre as palavras, ditas ou escritas, que fazem a diferença. E, claro, quem as diz e as escreve.

É costume dizer que uma imagem vale por mil palavras. Mas a realidade é que essa imagem não vale uma única palavra se ninguém conseguir descrever que tipo de sentimentos é que ela provoca.

São as palavras que chamam a atenção, que criam envolvimento, que influenciam aquilo que as outras pessoas dizem e fazem. As palavras fazem a diferença. E que as escreve ou diz, também.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.