Kaksi Media

Sobre o WordPress, a licença GPL e o valor da tua ‘farramenta’

De vez em quando, seja numa formação, num meetup ou numa reunião com um cliente, aparece o tema do licenciamento do WordPress.

Tal como a maior parte do software, o WordPress é distribuído sob uma licença, o que significa que há coisas que podemos fazer (e outras que não podemos) com o WordPress e com as fontes do WordPress.

O WordPress é distribuído sob uma licença conhecida por GPL (GNU General Public License). Se não quiseres ler toda a licença, ela pode ser resumida da seguinte forma:

  • Tens acesso ao código, para o estudares e conheceres
  • Podes distribuir o código a quem quiseres
  • Podes alterar o código, por forma a adaptá-lo às tuas necessidades
  • Podes distribuir o código modificado

Sempre que distribuis o código (alterado ou não) ele encontra-se sob o mesmo licenciamento, ou seja, quem o recebe tem os mesmos direitos acima referidos e caso o pretenda distribuir, deve fazê-lo sob o mesmo licenciamento.

“Todo este trabalho é para que tu fiques com mais roupa do que a que tens!!!”

Normalmente, quando falamos que ao distribuir o código alterado, devemos fazê-lo sob a licença GPL, é que começam as discussões. Porque muitos consideram que receberam ‘uma ferramenta’ que é de todos de forma gratuíta, mas não querem entregar a ‘sua’ à comunidade.

No entanto, se quiseres podes vender a ‘tua’ ferramenta. Podes vender o trabalho que tiveste a alterar, as horas perdidas e as pestanas queimadas pelo valor que tu quiseres. Mas tens sempre de ‘dar’ o código e permitir que quem o pagou, o pode usar da mesma forma que tu o usaste.

Depois de o distribuires o código, não é de um ou de outro, é da ‘comunidade’, ou como dizia o outro: ‘é da cooperativa’.

Sim, sabemos que investiste muito

Tu, nós, eles…todos investiram muito no WordPress, mas a tua ferramenta chegou-te às mãos a funcionar e pudeste usar e rentabilizar. Essa tua ferramenta, vive de uma comunidade que lhe dá suporte, que a melhora e que a estima.

Por vezes, temos de parar para tomar consciência de todas as implicações, ‘see the big picture’, e saber se queremos ou não estar na ‘Cooperativa’.

Tal como o WordPress é ‘livre’, também tu és livre de escolher. Se quiseres estar na ‘Cooperativa’ já sabes que as ferramentas de todos são tuas também. Se não quiseres, és livre de escolher outras plataformas que não sejam GPL, como o Serendipity ou o Habari (sugestões da página do WordPress).

Nós fazemos parte da ‘Cooperativa’, mas isso já tu sabias, certo?

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

passionate about the internet. social media lover and wordpress geek.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.