Kaksi Media

Tens um plano para o teu website?

planear website

É o primeiro passo a cumprir na preparação de um website. É preciso ter um plano. Parece coisa fastidiosa mas, na realidade, é essencial para o sucesso.

Do plano deve constar, pelo menos, uma apresentação, um calendário e uma lista.

Calendário

A função do calendário é óbvia. Marca o início do processo mas também a data definida para o fim e os pontos intermédios ao longo do caminho. As datas devem ser estudadas com cuidado e muita objectividade. Duas semanas podem ser adequadas para um website de carácter institucional simples, desde que os conteúdos estejam prontos. Mas um mês pode ser pouco para uma loja online, mesmo de reduzida dimensão (uns 20 produtos).

Lista

A lista deve reunir todas as acções a executar. Sem excepção, desde as mais relevantes até aquelas que não damos grande valor pela sua quase insignificância. No final, devem ser confirmadas uma a uma. Depois reconfirmadas. Por fim, confirmar a reconfirmação. E, então, conferir tudo, uma vez mais.
Demasiado? Talvez não.

Esta lista deve ser criada logo no primeiro dia e vai conhecendo itens novos sempre que os há. Porque, como é fácil perceber, nem tudo fica definido no arranque.

O plano não é fundamental, é imprescindível. Sem ele não há nada, a não ser um desejo de ter um website.

Apresentação

É esta a parte da apresentação.

É lá que deve estar explicado o que é o website e para que serve. No fundo, o objecto e o objectivo de todo o processo.

É a casa de toda a estrutura, das páginas, das secções, dos artigos. É o ponto de partida para a definição daquilo que é o mais importante, o conteúdo. Que continua e continuará a ser rei.

É também neste plano que devem estar apresentadas e explicadas as outras presenças online do projecto, em concreto nas redes sociais. Em que redes sociais deve apostar e como deve ser feita essa presença. Afinal, não estamos a falar de um qualquer espaço pessoal mas sim profissional.

Qual o tom, o estilo, as marcas visuais a usar, o ritmo de publicação e, mais importante que tudo, o público-alvo para o qual vamos falar.

Esquece a ideia de que o público-alvo da tua empresa é “toda a gente”. Não é. E o plano deve ter isso bem definido.

Com o plano em mãos já tens o calendário, a lista de tarefas e a apresentação do teu projecto. Agora é deitar mãos à obra, com a certeza de que só deves lançar o teu novo website quando tudo estiver como o planeado.

Ah, e em tudo isto não esqueças o famoso método KISS.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.