Kaksi Media

Três motivos (mais) para teres um website adequado aos smartphones

Internet em smartphones

Talvez te estejas a perguntar “porque raios quer alguém consultar a Internet num daquelas ecrãs pequenos”? Logo agora que há ecrãs de grandes dimensões e com uma qualidade de resolução extraordinária.

A verdade é que há cada vez mais pessoas a faze-lo. Muito mais pessoas. Cada vez mais.

Uma coisa é o que se fala, outra o que assumimos pela nossa experiência da vida do dia a dia, outra ainda são os factos. Quando não há uma concordância entre estes três aspectos a dúvida pode instalar-se. Quando batem todos certo, deixa de haver dúvidas.

O consumo de Internet através de dispositivos móveis continua a crescer em Portugal. Seja no número de utilizadores, seja no volume de acessos.

1. Um quarto da Internet é móvel

Espantoso, não é? O caminho que fizemos em tão pouco tempo de existência de Internet e, ainda menos, dos smartphones. E pensar que foi em 2007, há cerca de oito anos, que tudo começou quando a Apple apresentou o iPhone.

Os números da Marktest dizem que em Junho passado, um quarto das páginas dos websites auditados foram acedidas através de dispositivos móveis. Sim, 25 por cento. Vinte por cento é a quota dos smartphones, 5 por cento é a fatia dos tablets.

Os dados do netScope indicam que 75 por cento do tráfego ocorreu através de computadores.

A diferença ainda é grande? Claro, mas a tendência é como o algodão.

Quando comparados com os números do mesmo mês do ano passado verifica-se que o crescimento dos acessos móveis é impressionante.

De um ano para o outro, os smartphones ganharam cerca de seis pontos percentuais. E a queda do consumo de Internet nos computadores? Seis por cento. Os tablets não registaram alterações.

2. Há cada vez mais smartphones

A verdade é que há cada vez mais smartphones em Portugal. Estes equipamentos já correspondem a cerca de 60 por cento dos possuidores de telemóvel residentes em Portugal com 10 e mais anos.

A acompanhar estes números está o facto do tráfego de dados ser cada vez mais significativo nas contas das operadores de comunicações.

Já reparaste que as promoções das empresas apontam, cada vez mais, à importância dos tarifários com dados móveis? No passado recente toda a publicidade apontava a preocupação com as chamadas telefónicas e às mensagens. Agora é o uso da Internet que domina.

3. O smartphone anda sempre connosco

É já quase tão importante (nalguns casos até é mais importante) que as chaves de casa. O smartphone acompanha-nos para todo o lado.

É o nosso meio de contacto com família e amigos, com o mundo, clientes e fornecedores. É o nosso correio, porque o email também está sempre ao nosso lado. É o nosso relógio. O nosso boletim meteorológico. É o nosso mapa.

Enfim, uma parte do nosso mundo está dentro do smartphone. E, dizem, a Google sabe isso.

Agora que já sabes porque é que a tua empresa e o teu negócio precisam de um website ajustado aos terminais móveis, porque é que ainda não fizeste nada por isso?

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.