Kaksi Media

“Tu não entendes, no meu negócio não se justifica escrever notícias”

wonka

Ai, se eu tivesse 1€ por cada vez que me dizem isto…

Quem me conhece já sabe a minha opinião, mais do que otimizar SEO, acertar detalhes de performance num website, utilizar umas imagens bonitas compradas por tuta e meia num qualquer arquivo de fotos, é preciso decidir uma política de comunicação.

Para tal, tens de conhecer  o teu target, a quem queres chegar.

Não, não quero saber se apenas existem meia dúzia de potenciais clientes no teu mercado, que é um nicho dentro de outro nicho. E nem sequer quero ouvir falar que não é necessário publicar conteúdo, porque também a concorrência não publica notícias e/ou artigos.

Desconstruindo…

Pela parte mais fácil, se a tua concorrência não está a publicar nada, então tens todo um caminho para desbravar e correr isolado para junto dos teus (potenciais) clientes. Arranca com passada firme, porque eles ficaram a dormir na linha de partida.

maxresdefault

Vamos então ao tema que aqui nos trouxe: “Então não tens nada a publicar?

E se, por exemplo o Diário Económico te oferecesse uma coluna semanal para escreveres um artigo sobre a tua área de negócio, aproveitavas? Encontrarias um tema para escrever?

o

Se pensas que um jornal de economia pode não ser o melhor meio para chegares aos teus clientes, pensa então na revista de referência do teu mercado, tenho a certeza que existe alguma.

Almoços de negócios costumam ser muito mais que simplesmente comer

Todos sabemos que os almoços de negócios são importantes para criar relação com os nossos clientes. Para além de futebol, um pouco de política, ou outros assuntos, há sempre um momento em que se fala sobre o ‘estado da arte’ da vossa área de negócios.

Quem fez o quê, qual a melhor forma de o fazer, como é que tu farias, e de que forma é que o teu cliente pode ganhar contigo.

Mais uma vez, tens aqui alguns temas que podes reutilizar  no teu blog, para criar relação com os outros clientes.

Mas se calhar o teu caso é mesmo diferente

É claro que se andas demasiado ocupado com o teu trabalho, que não tens tempo para comunicar com os teus clientes, então provavelmente terás mesmo razão e não há nada que o teu site e as redes sociais possam fazer pelo teu negócio.

lider

Mas se quiseres ser um Líder, alguém reconhecido no mercado, e seguido por concorrência e clientes, então terás de mostrar credibilidade e criar uma reputação online, onde mostres o que vales/sabes. E para isso, terás que publicar conteúdo.

Convida Social Influencers

Mesmo que o conteúdo do teu website não seja produzido por ti, podes publicar conteúdos de outros. Por exemplo, muitas empresas convidam autores a publicar conteúdo relevante e dessa forma ‘garantem a entrega’ aos seus clientes de conteúdos interessantes.

Sê original

Pensa, pensa, pensa… o que é que tens para dizer aos teus clientes. Se não tiveres mais ideias, vai ler emails à procura de inspiração. Mas por favor não me atires à cara a dizer a dizer que não entendo o teu negócio.

donkey

Podemos não saber de muita coisa, mas sabemos que todos precisamos de comunicar e que assim chegamos mais rápido aos nossos clientes.

Temos destas coisas, mas isso já tu sabias, certo?

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

passionate about the internet. social media lover and wordpress geek.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.