A tua empresa está no Facebook?

kaksi facebook

Como todas as empresas estão no Facebook, decidiste que também a tua lá devia estar. Criaste uma conta Facebook com o mail da empresa e voilá, já tens o teu perfil. Em seguida, massacraste todos os teus contactos com pedidos de amizade. Entretanto o Facebook começa a perguntar-te se conheces todas essas pessoas e ameaça bloquear-te a tua conta.

“Mas, ó meu Deus, que se passa com isto? Será que o Facebook não quer que eu crie um perfil para a minha empresa???”

Não, não quer!!!

Segundo os termos de utilização do Facebook (sim, aquele texto com que todos concordamos mas muitos poucos o leram) “Personal profiles are for non-commercial use and represent individual people.“, ou seja, não é possível criar uma perfil para a nossa empresa.

A solução para as empresas é a criação de uma página. As páginas são em tudo semelhantes com os perfis, mas há algumas diferenças:

No perfil tens amigos e na página tens fãs

Para alguém ser fã da tua página, basta que ela clique no botão curtir/like da tua página. É diferente do perfil que em que é necessário que alguém confirme ser amigo de determinada pessoa.

No perfil publicas e na página analisas as publicações

A ideia do perfil é que possas ir escrevendo o que te apetecer num mural que eventualmente será lido. Numa página, tens informações detalhadas sobre o efeito das tuas publicações. O alcance que tiveram, quantos gostos e partilhas foram feitos, qual a distribuição demográfica dos teus seguidores, etc. Desta forma, podes testar e redireccionar/alterar a mensagem da tua empresa, e verificar qual a alternativa que gera maior impacto.

Para além das diferenças mais óbvias, tens também a possibilidade de explorar outras vantagens das páginas para o teu negócio:

Definir a empresa como um ‘Negócio local’

Ao marcar a empresa como um negócio local (com morada correta), é possível que os nossos clientes façam ‘Check-in’ no nosso estabelecimento e dessa forma o divulguem junto dos seus amigos. O processo de Check-in é feito através do smartphone dos clientes e necessita que o dispositivo tenha o GPS ligado.

Possibilidade de adicionar aplicações à página da sua empresa

Uma das maiores vantagens das páginas do Facebook, é o facto de permitirem a instalação de aplicações que extendem as funcionalidades da mesma. Desde formulários para inscrição na newsletter da empresa, à possibilidade de exibir os vídeos do YouTube, ou dos teus Tweets, ou até à criação de campanhas promocionais.

“Mas eu tenho um perfil com milhares de amigos…terei de recomeçar tudo do zero?”

Não, não tens. Ao migrar um perfil para página, todos os ‘amigos’ serão convertidos em ‘likes’, e apenas serão perdidas as mensagens trocadas com os amigos e as fotos, pelo que sugerimos que se faça um backup completo do perfil (aceder a ‘Definições’ e em seguida ‘Descarregue uma cópia dos seus dados do Facebook).

Resumindo
Se a tua empresa ainda não está no Facebook, começa da maneira correta e cria uma página.

Se já tens um perfil da tua empresa, começa a ponderar em migrar o mais rápido possível e lembra-te que mais cedo ou mais tarde terás de o fazer pelo que quanto mais cedo melhor.

Depois de criar a página, só tens de contactar a Kaksi Media para te ajudarmos a planear a tua comunicação da tua empresa da forma mais adequada, mas isso já tu sabias, certo?

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

passionate about the internet. social media lover and wordpress geek.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.