Como converter visitantes em subscritores de email marketing

José FreitasEmail marketing

Na era pós-RGPD uma das obrigações de todas as empresas, em particular das lojas online, é converter visitantes em subscritores de email marketing.

Os pedidos de reconfirmação enviados às pessoas que já faziam parte da lista levaram a um acentuado emagrecimento do número de subscritores. Algo natural e não há que ter nenhum receio disso.

Por um lado fez-se uma limpeza da lista, por outro ficamos com quem desejou permanecer. Convenhamos que, na maior parte dos casos, o número de subscritores era falso.

Muitas pessoas aderiram a listas porque pretendiam estar a par de uma ou outra novidade da empresa mas entretanto já não têm esse interesse e, por inércia, nunca sairam. Outras entraram apenas para obter um desconto num produto. Houve ainda quem se tivesse inscrito para saber detalhes de uma iniciativa ou evento e foi acabando por ficar.

Na maior parte destes casos, os subscritores estavam apenas a fazer número na lista, como figurantes numa cena de cidade num filme de grande produção. Raramente abriam os emails e ainda mais raramente carregavam nos links.

Cá entre nós, quantas vezes não ficaste desapontado com as taxas de abertura e cliques? Nós ficamos… Certa vez, depois de enviar um email no qual depositava grande confiança, quase chorava ao ver uma taxa de abertura de 20% e 7% de cliques. Não foi um dos meus melhores dias.

Continuando…

Desta forma não havia o devido aproveitamento comercial da marca. Nem vendiam serviços ou produtos, nem mantinham um relacionamento saudável com os inscritos.

Creio que estamos de acordo que, assim, ninguém tirava qualquer proveito desta falsa ligação.

Agora há uma nova oportunidade para converter visitantes em subscritores de email marketing e procurar que sejam ainda mais relevantes para a tua empresa.

Vamos já ver como fazer.

Uma segunda oportunidade para uma boa estratégia de email marketing

Como diriam os Monty Phyton temos de ver sempre o melhor lado da vida. Para muitas empresas esta é uma nova oportunidade para criar e fazer uma boa estratégia de email marketing. Para outras será a primeira. Num caso como noutro, o melhor é começar bem. Dizem que o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.

O ponto de partida é a definição de uma estratégia, que passa por:

  • determinar os objectivos do email marketing;
  • estabelecer confiança logo à partida;
  • tornar o relacionamento pessoal e não de empresa para pessoa;
  • fazer de cada newsletter uma carta pessoal;
  • oferecer valor antes de pedir alguma coisa;
  • evitar auto-promoções em excesso;
  • fazer questões e pedir opiniões;
  • ser consistente.

Sem esquecer de, pontualmente, pedir às pessoas para saírem da lista se não retirarem valor das tuas comunicações.

Sem medos.

Se alguém sair da lista quando lançares esse desafio, terás perdido um subscritor mas, com certeza, não perdeste um fã ou um cliente. Quando alguém opta por continuar na lista, depois de ter sido convidado a sair, acaba por sentir que faz parte de um grupo ou comunidade. Tens ali alguém capaz de te seguir numa longa caminhada.

Agora que temos tudo para entrar numa nova era de email marketing de qualidade, vamos tratar de ganhar subscritores para, mais tarde, os converter em clientes.

Uma segunda oportunidade para uma boa estratégia de email marketing

Converter visitantes em subscritores de email marketing

O primeiro passo para converter visitantes em subscritores de email marketing envolve ter visitantes no site e isso passará por aumentar o tráfego no site.

Aqui entra:

Agora que levaste as pessoas até ao site, tens a oportunidade de as cativar para a tua lista de email marketing.

Além do convite puro e simples para que passem a fazer parte da tua lista, podes usar lead magnets.

O que são? Podem ser definidos como uma oferta irresistível, em forma de suborno ético, que fazes a uma pessoa para que esta te forneça os seus dados de contacto.

Podem ser:

  • um guia passo a passo
  • um relatório
  • uma lista de verificação
  • uma lista de recursos
  • um pequeno curso
  • um teste gratuito
  • um desconto
  • um produto gratuito

Os lead magnet devem obedecer a determinados requisitos, incluindo serem muito específicos para o teu tipo de público. Os detalhes deste tópico ficam para outra ocasião.

Para já vejamos como captares subscritores da forma mais básica possível: convidando-os.

Como convidar visitantes do site para serem subscritores da lista de email marketing

Há uns tempos, numa formação sobre estratégias de email marketing, no período pré-RGPD, dizia que “ninguém subscreve uma lista de email marketing apenas porque sim”. Era uma forma de direccionar a conversa para a necessidade de criar e oferecer lead magnets.

Entre os formandos, no entanto, alguém replicou:

“Eu subscrevo listas de email nas quais estou interessado”.

“Eu também”, respondi.

A verdade é que nem sempre precisamos que nos subornem para aderirmos a certas listas de email. Basta que seja algo que nos interesse, para trabalho ou vida pessoal, que nos cative e nos transmita confiança.

Alguém, pessoa ou empresa, com a qual desejamos estabelecer uma relação de confiança.

A forma de o fazeres é relativamente simples.

Como convidar visitantes do site para serem subscritores da lista de email marketing

Passo a passo de como convidar visitantes a serem subscritores

Antes de irmos aos passos necessários, tem em conta que estas acções destinam-se a visitantes em desktop e também via dispositivos móveis mas devem ser aplicadas de forma diferente.

Porquê? Porque apesar do tráfego mobile corresponder a 56% do tráfego da internet, apenas corresponde a 20% das conversões. Uma das principais razões é de que os utilizadores em equipamentos móveis não gostam de preencher formulários com muitos campos.

Daí que a primeira tarefa seja tratar o tráfego mobile de forma diferente do desktop.

Cria uma página específica para apelar à subscrição

Faz uma página simples no teu site que funcione como um convite para a subscrição. Apresenta algumas razões, entre 3 a 5, que motivem as pessoas a dar o passo seguinte.

O que tens ou podes oferecer a essas pessoas, que fazem parte do teu público-alvo, que as leve a oferecer-te os seus dados de contacto? Usa esse argumento.

Depois de terem confirmado a subscrição, envia-as para uma página de obrigado para aquecer o relacionamento. Serve para transmitir confiança ao teu novo contacto de que vais cumprir a tua promessa.

Dependendo do teu sector de actividade, podes criar uma breve sequência de nutrição dos novos contactos. Pode ter entre 3 e 7 emails, enviados com intervalos de 2 ou 3 dias entre cada um deles. No fim dessa sequência, essa pessoa transita para a lista de email marketing, que pode ser geral ou, de preferência, segmentada.

Cria uma página específica para subscrever a newsletter

Usa pop-up inteligentes

Os pop-up transportam uma má fama do passado. Aqueles que aqui aconselhamos não são intrusivos, nem incómodos.

Usa-os de forma inteligente para convidar os visitantes a visitar a tua página de subscrição de newsletter.

Em desktop podem aparecer quando um visitante se prepara para abandonar o site, através da tecnologia de exit-intent.

Estes, no entanto, não funcionam da mesma forma em mobile. Nestes dispositivos podes usar um pop-up que aparece quando detecta inactividade. Isto é, quando o utilizador pára de fazer scroll durante algum tempo. Este é também um sinal de que o visitante se prepara para abandonar o site (mesmo que nem sempre seja assim).

Tecnologia de exit-intent

Usa uma barra no cabeçalho ou rodapé

Faz com que, após um certo tempo no site, o visitante veja uma barra aparecer no cabeçalho ou rodapé. A barra deve acompanhar o percurso do utilizador, conforme vai fazendo scroll.

Funciona em desktop e mobile.

O ActiveCampaign usa uma barra no rodapé

O ActiveCampaign usa uma barra no rodapé

Usa um slide-in

O slide-in é similar à barra mas, em vez de aparecer no topo ou rodapé, surge num dos lados do site. Por norma, o lado direito.

Funciona em desktop ou mobile, embora nestes casos possa ser um pouco incómodo, dependendo do tamanho do slide-in e do tamanho do ecrã.

Para os pop-up inteligentes, com tecnologia de exit-intent, de inactividade, para as barras e slide-in, na Kaksi Media usamos e recomendamos o OptinMonster (link de afiliado).

Slide In

Usa o sistema de chat para promover a newsletter

Um sistema de live chat tem vantagens e desvantagens mas, quando bem usado, pode ser uma excelente ferramenta de comunicação entre uma empresa e os seus clientes ou potenciais clientes.

Mas pode ser também uma boa forma de gerar subscritores.

Seja fazendo um convite directo quando há uma conversa no chat, seja apresentando uma mensagem específica mesmo que o utilizador não interaja com o sistema.

Usa o sistema de bot para promover a newsletter

Através da implementação de um bot na tua página do Facebook para ajudar clientes, ou no site, podes dar passos importantes na comunicação com as pessoas. Tal como acontece com o chat mas de forma um pouco diferente.

Um bot é um software que executa de forma automática uma tarefa para a qual foi programado. Através dele podes captar subscritores que ficam dentro do próprio sistema de bot mas também enviar uma mensagem a convidar as pessoas a assinarem a tua newsletter.

Mantém uma relação saudável e de confiança com os subscritores

A melhor forma de obter mais subscritores para a tua estratégia de email marketing, e manter os que entretanto chegaram, passa por tratar essas pessoas com respeito, criando uma relação de empatia e confiança.

Evita alguns erros graves e fica confortável com a situação de que nem todas as pessoas ficarão para sempre na tua lista, mesmo que as cumpras todas as boa práticas.

O email é e continuará a ser uma extraordinária forma de comunicação com clientes, potenciais clientes ou apenas as pessoas que seguem a nossa actividade. Desde que seja feito com estratégia…

Precisa de ajuda para criar uma estratégia de comunicação para a sua empresa? Entre em contacto.