Kaksi Media

WordCamp Porto 2016 vai ser o maior e melhor de sempre em Portugal

WordCamp Porto 2016

Vai um longo caminho desde o primeiro WordCamp. Foi em São Francisco, em 2006, quando o WordPress tinha pouco mais de três anos de existência e era, ainda, uma plataforma de blogs.

Entretanto já passaram quase dez anos.

Muitas coisas mudaram no WordPress e nos WordCamp. Bom, em rigor o mundo mudou nestes dez anos. Como estará, aliás, diferente dentro de mais dez. Mas isso é outra conversa.

Regresso à base.

O WordPress é hoje muito mais que uma plataforma de blogs, permitindo criar websites ricos, complexos e de grande qualidade. Não é à toa que faz mover cerca de 26 por cento de todos os sites conhecidos.

Quase todas as semanas há um WordCamp a acontecer nalgum local do mundo. Há mesmo semanas com dois ou três. Ao todo, e até agora, já se fizeram mais de 500 em mais de 200 localizações diferentes. Estas coisas têm, de facto, algo de especial.

Um dos trunfos dos WordCamp é a capacidade de prender a atenção e motivar todos os tipos de utilizadores, desde os novatos aos profissionais. Por norma há sessões ou iniciativas destinadas a todos eles. Como há para designers e para as pessoas interessadas na vertente de negócio.

São eventos sem fins lucrativos e as verbas angariadas junto de patrocinadores e na compra do bilhete destinam-se apenas a pagar as despesas, onde se incluem o aluguer do espaço, a comida, a t-shirt oficial e os badges. Tudo o resto, onde se inclui o muito tempo envolvido na preparação, é oferecido pelo organizadores, voluntários e pelos oradores.

Uma circunstância que permite manter o custo do bilhete a preços baixos e muito convidativos. Feitas as contas, e na melhor das hipóteses, o ingresso paga apenas o item da alimentação. É o que acontece este ano no WordCamp Porto 2016.

Porque gostamos tanto de WordCamps?

Porque gostamos de aprender, de alargar horizontes, de sermos inspirados, de conviver e conhecer novas pessoas. Incluindo algumas ‘rock stars’ do WordPress.

Aprendemos sempre. Por vezes muito, noutras vezes um pouco menos. Mesmo nas sessões mais específicas e de temas que não dominamos, há um ou outro detalhe, um ensinamento, uma frase, que acabam por nos marcar e ficar para a nossa história do evento.

A diversidade de oradores e temas é um dos grandes trunfos. É impossível não encontrar temas motivadores e interessantes em, pelo menos, metade das sessões do programa.

Uma das grandes vantagens de um WordCamp é a capacidade de nos deixarmos inspirar, de acumularmos ideias e propostas que, mais tarde, vamos experimentar e colocar em prática.

Há coisas novas que ali ficamos a conhecer, tendências que se espalham, pessoas que fazem algo que nunca tínhamos pensado que se pudesse fazer daquela forma.

Workshops

Uma das novidades do WordCamp Porto 2016, em relação aos anteriores feitos em Portugal, é a realização de dois workshops dedicados a iniciados ou utilizadores de nível básico a médio.

Faz o teu site em WordPress” e  “Faz a tua loja online em WordPress” são os temas desses workshops, escolhidos por serem dos mais solicitados por parte de quem pretende iniciar-se.

Um dos workshops vai decorrer de manhã e o outro à tarde. Ambos estão divididos em duas partes, uma introdução de cerca de 30 minutos e o desenvolvimento do tema, com uma grande componente prática. Com a vantagem de que quem se inscrever nos workshops irá sair do evento com um site novo e funcional.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.