Kaksi Media

WordPress 4.5: imagens mais leves, sites mais rápidos

Velocidade de carregamento de sites

Todos os anos as escuderias (é assim que são designadas as equipas) de Fórmula 1 investem milhões para garantir um pouco mais de velocidade aos seus carros. Por vezes é um benefício de apenas uns milissegundos, coisa que parece insignificante a toda a gente, menos a quem participa nas provas, aqueles que nelas estão envolvidos e aos adeptos.

Tudo por um pouco mais de velocidade que pode ser decisiva na vitória de uma corrida. Compreende-se.

Este é o tempo em que não temos paciência para esperar por nada, sobretudo se for uma página de internet. Há uns anos atrás estávamos alegremente à espera durante cerca de 30 segundos por uma banal página de texto, links e sem imagens. Agora, quaisquer nove ou dez segundos a aguardar pelo carregamento de um site são considerados um sacrilégio. Compreende-se. Quem está com vontade de esperar que termine uma corrida de 100 metros para ver aparecer o conteúdo?

De 90 para 82

Sem fazer o investimento de milhões das equipas de Fórmula 1 ou sem poder contar com um Usain Bolt, a comunidade WordPress decidiu fazer alguma coisa para ganhar mais uns pequenos instantes, uns milissegundos, no carregamento das páginas. E resolveu mexer num dos aspectos que mais tempo consome, as imagens.

O recém lançado WordPress 4.5 traz, entre outras novidades, uma alteração na definição da compressão das imagens, que desce de 90 para 82.

90 era o padrão desde a versão 2.5, lançada no final de Março de 2008, mas cria ficheiros maiores do que o recomendado pelas melhores práticas actuais. A pesquisa efectuada concluiu que a descida para 82 seria insignificante em termos de qualidade visual mas importante no ‘peso’ das imagens e no tempo que demoram a ser carregadas. Ganham-se mais uns milissegundos mas que podem ser importantes na ‘corrida’ pela conquista dos visitantes para o teu site.

Se esta ideia não te agrada porque pretendes oferecer uma elevada qualidade visual aos teus visitantes, tens um site de fotografia ou és um fotógrafo profissional e queres mostrar o portofólio em todo o esplendor, independentemente do tempo de carregamento, há formas de contornar a situação.

Basta acrescentar uma simples linha de código ao ficheiro functions.php:

add_filter(‘jpeg_quality’, function($arg){return 100;});

Se não estás à vontade com código, podes usar um destes plugins:

WP Resized Image
JPG Image Quality

É tudo uma questão de analisar as vantagens e desvantagens de cada caso.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.