Yes, you’re running the marathon

maratona

Podes não te ter apercebido, mas a partir do momento em que entras no mundo online estás a colocar-te na linha de partida (tal como muitos outros) de uma longa corrida. Sim, estás mesmo inscrito numa maratona.

Não sabias que seria assim? Não sabes o que fazer?

Não há problema.

Nós estamos aqui ao teu lado (tal qual o José Pedrosa esteve ao lado da Rosa Mota) na fase de preparação e durante a corrida.

Mas uma maratona? Sim. Tudo começa quando nos colocamos na linha de partida. Todos nos comparamos: o equipamento, a forma física, a maneira de estar e com base nisto aguardamos. Enquanto uns se distraem, outros estão concentrados e focados na elaboração de um plano. Sem plano, podes ganhar, mas não tens tantas hipóteses.

Quando partimos, rapidamente nos apercebemos de algumas diferenças entre os participantes. Aqueles que definiram um plano, arrancam ao seu ritmo e sem olhar para trás. Os que não tinham plano ficam meio perdidos. Ou copiam o comportamento dos que vão ao lado (esperando que saibam o que fazem), ou então arrancam com toda a força, sem preocupação pela gestão de esforço. Outros ainda, nem sequer sabem para onde correr, sendo que alguns decidem correr no sentido contrário, e outros limitam-se a correr em círculos.

Os que decidiram arrancar sem plano e correr com toda a força, rapidamente se dão conta que por muito que corram a linha de meta nunca estará à vista e que o destaque que obtiveram do magote de participantes, é efémero e rapidamente são alcançados (e ultrapassados).

E de repente, os magotes vão-se desmembrando e os pequenos grupos assumem aquela passada mais conveniente. Aquele que lhes é possível dar e que garante que não entremos em exaustão.

A ajuda que te podemos dar, é na definição de um plano e no acompanhamento ao longo do teu percurso. Embora a linha de meta nunca apareça, a corrida vai-se fazendo passo atrás de passo, e de repente apercebemo-nos que nem sequer importa chegar ao fim. Na realidade, nesta corrida não existe um vencedor. Todos os que se conseguem manter em movimento, mais tarde ou mais cedo terão o seu destaque. Os seus clientes e amigos estarão ao longo deste percurso e verão que passou por vários checkpoints, várias fases, sempre ativo e sem baixar os braços (e muito provavelmente à frente dos seus concorrentes), e isso já deverá ser vitória suficiente.

Queres vir dar uma corridinha? Nós já estamos com as sapatilhas calçadas, porque como dizem os franceses: “Yes, you’re running the marathon”

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

passionate about the internet. social media lover and wordpress geek.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.