Kaksi Media

3 razões essenciais para ter já um site responsivo

3 razões para ter um site responsivo

Foi a 24 de Junho, em Viena, no WordCamp Europa. Era o momento das questões do público a Matt Mullenweg, na sessão de perguntas e respostas a um dos co-fundadores do WordPress.

Quando a pergunta chegou ao fim houve um segundo em que tudo pareceu parar. Mullenweg hesitou na resposta até ter interiorizado a questão. Eu mexi-me na cadeira e movi a cabeça para a frente, como se fosse necessário ganhar uma nova perspectiva para escutar a resposta.

Regressemos cerca de quinze segundos ao passado.

28 por cento

Da plateia levantou-se uma funcionária do Google, perguntando o que pensava ele do facto de 28% dos novos sites feitos em WordPress detectados pelo motor de busca continuarem a utilizar temas orientados para desktop e que não serão apresentados com qualidade em dispositivos móveis.

Admitindo surpresa por um número tão elevado, Mullenweg disse considerar que o design responsivo deve passar a ser requerido para um tema (template) figurar no repositório de temas do WordPress.org, aquele que pode ser controlado pela comunidade.

Por incrível que possa parecer, em 2016, com cerca de 50% do tráfego da Internet a ser feito através de dispositivos móveis, ainda há quem escolha fazer os seus sites à moda antiga, sem capacidade de se ajustarem às características e dimensões de um smartphone.

A pergunta não foi inocente. Desde Abril de 2015 a Google passou a valorizar os websites responsivos nas pesquisas orgânicas que são realizadas no motor de busca, considerando a prevalência crescente do consumo de Internet através de equipamentos móveis.

Como se este não fosse já um motivo mais do que suficiente (sim, é um motivo mais que suficiente), entre muitas outras apresentamos mais três razões essenciais para ter um site responsivo de imediato.

Obrigatório pensar na experiência do utilizador

O teu site não é, em última análise, teu. É de quem o visita. É dos teus clientes. Se um utilizador em dispositivo móvel chegar a um site que não seja responsivo, é elevada a probabilidade de se sentir frustrado e de o abandonar em menos de nada. Visitar o site torna-se difícil e lento, pode ser uma espécie de Tetris – mexe o dedo para a direita, mexe o dedo para a esquerda -, e isso não é agradável para quem não está a querer fazer o jogo. É provável que vá continuar à procura do que pretende mas, desta vez, num site da concorrência.

SEO fica a ganhar

Foi em Junho de 2012 (sim, há mais de quatro anos) que a Google anunciou que ia começar a preferir sites responsivos em detrimento de modelos (templates) móveis. Ter apenas e só um endereço em vez de dois (a versão regular e outra começada por m.) torna a tarefa da Google e dos restantes motores de busca mais simples. Além disso, desde o ano passado que dá preferência a sites responsivos em detrimento de outros nos resultados das pesquisas. Portanto, estamos conversados sobre se é ou não relevante para melhorar a optimização junto dos motores de busca. Ah, e já falamos sobre a questão de ser fundamental pensar na melhor experiência do utilizador, certo?

Responsivo permite fazer adaptações para futuros dispositivos

Os sites responsivos respondem aos ecrãs dos dispositivos em que são apresentados, adaptando-se à sua dimensão. Hoje há dezenas (ou centenas) de diferentes tamanhos e resoluções de ecrãs de terminais móveis. O design responsivo é feito para se ajustar a dimensões e não a equipamentos. Por isso, deve estar pronto para responder aos terminais que existem actualmente e aqueles que serão lançados dentro de um mês ou dois. Ou dentro de seis meses. Além disso há aquela questão da experiência do utilizador, lembras-te?

Ter um site responsivo não é coisa da moda. Ou sequer uma necessidade. É já uma obrigatoriedade. Não por nós, não por si, mas pelos visitantes do teu site.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.