Kaksi Media

Duas acções importantes a fazer de imediato na tua loja online

Compras em lojas online

Todos esperamos que os clientes nos entrem pela porta dentro, desejosos de comprar os nossos produtos. Eles merecem. Eles os clientes, porque merecem ter os melhores produtos ao melhor preço. E eles os produtos, que são de inegável qualidade e merecem chegar a um público que os apreciem. Seja numa loja online ou física.

Já agora, nós, enquanto donos da loja também merecemos. Pelo esforço que lhe dedicamos e pelos produtos de qualidade que conseguimos reunir a um preço justo.

O problema desta equação está na esperança de que os clientes nos entrem pela porta dentro, desejosos de comprar os nossos produtos, quando eles não sabem que temos produtos, que são de qualidade e merecem a devida atenção. A loja merece, os clientes também mas eles não sabem isso.

Este é um problema válido para qualquer loja, seja física seja online. É preciso comunicar que existe, para o que serve e manter esse fluxo de informação em movimento. Só assim se consegue garantir a visita de clientes e concretizar vendas.

Vem isto a propósito dos problemas que uma loja online estava a enfrentar. Aberta desde há uns meses e com investimento feito na promoção, através de anúncios, tardava em ganhar tração. Havia vendas, sim, mas em número reduzido e de forma irregular. O dono achava que tinha feito tudo bem até nos ter contactado e pedido uma avaliação ao site.

O resultado estava longe daquilo que esperava. Apesar do logótipo bonito, da página inicial estar apelativa do ponto de vista visual, tudo o resto era uma enorme confusão. Informação repetida, inúmeros botões, um complexo sistema para definir se a compra era elegível para envio gratuito e preços acima da média para aquele segmento. Além de serem necessários cinco passos para efectuar uma compra.

1. Garante o aspecto e a mensagem

Abrir uma loja online implica bem mais que fazer um site, inserir produtos e tentar obter visitantes. É essencial que estes se transformem em clientes. Este é o Santo Graal do comércio online e é uma tarefa complexa.

Pensa como se sentirá o teu cliente quando visita a tua loja, se é acolhedora, confortável (sim, estamos a falar de lojas online), atraente e atractiva, se está limpa (de novo, continuamos a falar de lojas online) e organizada.

Confirma se a mensagem que é transmitida aos clientes é mesmo aquela que está no seu site e se os produtos estão bem apresentados. Evita repetir inúmeras vezes aquilo que os teus visitantes já viram (não é necessário teres o ‘Envio grátis’ em todas as páginas e todos os produtos). Esquece os muitos links que tens na apresentação dos produtos e, por norma, usa apenas um botão de compra, para evitar baralhar os teus clientes. A verdade é que ninguém gosta de ser confundido na hora de comprar produtos.

2. Assegura clareza e substância

A página dos produtos tem de ser alvo de uma particular atenção. É ali que se concretiza a compra e pode ser mesmo por ali que os visitantes chegam ao teu site. Talvez na sequência de uma recomendação de um amigo ou depois de uma pesquisa no Google.

Faz com que toda a informação seja clara e perceptível, que não deixe dúvidas sobre o que faz ou para que serve o produto, as imagens têm ser excelentes e o botão de comprar deve ser grande o suficiente para que ninguém tenha de o procurar. Deve também ser numa cor de forte apelo visual e dispor de um contraste em relação às outras cores centrais do site para que se torne evidente.

Pensa na tua loja online como se fosse a tua loja preferida, o local onde desejavas fazer compras. E multiplica tudo isso por dez. Agora coloca mãos à obra e concretiza-a.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.