Uma das formas de chegares ao teu público e procurares captar novos clientes é aproveitar a época de Natal para fazer uma campanha de publicidade no Facebook. Têm um preço acessível e resultados que podem oscilar entre o aceitável e o excelente.
A ansiedade era tremenda. O coração batia demasiado depressa, num misto de apreensão e resposta ao exercício físico que o seu portador tivera de fazer nos últimos minutos. O seu portador era eu.
Tudo começou como sempre começa.
A sensação de que vamos ter tempo para tudo e que o presente de Natal, aquele presente de Natal, não um em específico mas para uma pessoa específica, iria ser encontrado mais dia, menos dia. 1, 2, 3…
Por norma não me faltavam ideias. Mas este ano era diferente. Não sei bem porquê. Nada me parecia interessante ou satisfatório. Os dias passaram depressa e não havia forma de o encontrar. O famoso calendário do advento ia ficando sem chocolates. 12, 13, 14…
Imparável e indiferente a preocupações alheias, o calendário não dava tréguas. 19, 20, 21…
Até que chegou, por fim, o dia em já não dava mais para adiar. 24 de Dezembro.
Será talvez desnecessário recordar que o Natal é a época do ano mais propícia a encontrar novos clientes e incrementar as vendas.
Uma das novas formas de chegar a novos públicos, ou relembrar os ‘velhos’, é aproveitar o Facebook para realizar campanhas publicitárias. Têm um preço acessível e resultados que podem oscilar entre o aceitável e o excelente.
Pelo menos para já, o retorno é quase sempre garantido. Se não no imediato, acabará por compensar a médio ou longo prazo.
É importante, em primeira instância, determinar os objectivos e definir uma estratégia. Nesta época do ano, mais do que procurar a divulgação da marca, dos produtos ou serviços, o importante é converter, fazer vendas.
Para ajudar, preparamos alguns pontos que te podem ser úteis na implementação de uma campanha de publicidade no Facebook.
1. Decora a tua página no Facebook com motivos natalícios
Sem exageros, usa as possibilidades que o Facebook te oferece para decorares a tua página. Aplica uma capa de inspiração natalícia e não te esqueças de colocar na imagem um apelo à acção dos visitantes. Seja direccionado para o teu site, de preferência, ou outro local onde os teus produtos estejam à venda. Procura que a imagem da tua capa e foto de perfil sejam adequadas à época, originais (dentro do possível) e divertidas.
Foi aquela ilustração de um Pai Natal desengonçado que me chamou a atenção. O anúncio estava longe de ser brilhante e teria passado despercebido, não fosse aquela pequena imagem. Talvez por instinto, talvez por me sentir assolado por um certo desespero, cliquei.
2. Anúncio com imagens em carrossel
Os anúncios em carrossel são uma forma bastante efectiva de apresentar uma variedade de produtos ou serviços. Usa-os para promover aqueles que consideras serem os produtos mais apelativos à época do ano e que poderão constar das listas de presentes do teu público. Não esqueças os botões de acção para incentivar à visita ao teu site ou à compra dos produtos.
Cliquei numa das imagens do anúncio. Era aquilo. Bom, talvez não. Talvez fosse. Sim, era mesmo. Mas o preço…
3. Anúncios localizados no Facebook
Os anúncios localizados podem ser mais caros que outros mas, por outro lado, podem fornecer bons resultados. Permitem que apontes como alvo as pessoas residentes numa determinada área ou que nela esteja de passagem. São úteis para levar potenciais compradores à tua loja física. Podem ainda ser usados como forma de cativares as pessoas a visitarem o teu espaço se participares numa das diversas feiras e eventos de Natal habituais nesta época.
O preço estava acima do limite que tinha definido. Mas era uma vez. Só desta vez. A urgência impunha que certas regras tivessem de ficar na gaveta. Além disso a loja ficava mesmo a caminho. Neste dia as lojas costumam fechar mais cedo e é importante chegar a tempo. Portanto, vamos que se faz tarde.
4. Anúncios segmentados no Facebook
Tira da ideia a tua velha certeza de que o teu produto e serviço é para todos e agradará a todos. O teu público é específico e merece que o trates como tal. Seja em publicações ou em anúncios, segmenta os destinatários. Pela ideia, pelos interesses e gostos. Até mesmo pelo facto de seguirem as páginas dos concorrentes, porque não?
5. Divulga os eventos em que vais participar
Se participares de forma directa ou mesmo indirecta numa feira ou mercado de Natal, não esqueças de o promover. Informa sobre os dias, as horas, a localização e onde estarás no espaço em causa. Publica fotografias, ajuda a promover os teus vizinhos nesse evento e, de forma delicada e sem imposições, pede que façam o mesmo contigo. Promove a tua presença no evento através de publicações patrocinadas ou anúncios. Se achares que se justifica cria mesmo o teu próprio evento: “A loja x no Mercado de Natal Y”.
6. Promove campanhas de desconto especiais
Aproveita a época natalícia para criar algum ruído em redor dos teus produtos e serviços. Podes faze-lo no Facebook através de ofertas, cupões de desconto, vendas ‘flash’ com duração limitada, entre outras opções. A ideia é promover aquilo que tens para os clientes e fazer com que estes acabem também por divulgar a tua marca junto dos respectivos amigos. Se criares um concurso tem em consideração a política do Facebook para este género de publicações. Sem esquecer as leis gerais do país, claro. Por isso, evita os sorteios.
Foi uma dupla surpresa. O trânsito intenso deste dia começava já a abrandar e o percurso fez-se em menos tempo que o previsto. Passo apressado até à loja, olhar rápido e atento para encontrar o presente desejado. Ali estava. Corri para a estante e agarrei-o.
7. Pede a colaboração de amigos, clientes e seguidores
O Facebook é, todos sabemos, uma rede social. Existe pelas ligações entre as pessoas. Não há ainda melhor forma de publicidade que o boca-a-boca, o produto ou serviço que um amigo viu, utilizou ou recomendou.
Pede aos teus amigos para te ajudarem a promover a loja, os produtos, os serviços, o evento onde vais estar. Faz o mesmo com os clientes. Pede para publicarem uma opinião crítica honesta, seja positiva ou negativa. E responde sempre. Não exijas ou sejas insistente.
O coração batia agora de forma mais compassada. Aos poucos regressa ao normal. Mais descontraído dirigi-me para a caixa. A funcionária sorriu, como dando a entender que percebeu o que se tinha passado. “Não temos é forma de embrulhar”, disse depois de ter feito o pagamento. Não faz mal, o embrulho logo se vê.
Conclusão
O Facebook pode ser um meio muito eficaz de fazeres passar a tua mensagem e há vários formas de o fazeres. Mesmo que estejas com mil e uma coisas na tua lista de tarefas e parecer que estás sempre em contra-relógio, reserva um pouco para preparar e executar a tua estratégia de divulgação e comunicação.
Guarda uma parte do teu orçamento para publicidade e aplica bem esse dinheiro. Mas como todas as teorias de economia indicam, não coloques todos os ovos no mesmo cesto. Lembra-te que nem toda a gente está no Facebook e o mundo não gira em seu redor. Ainda.