Comércio online: usa e abusa de informação na página do produto

informacao do produto

Mies van der Rohe era um adepto dos espaços simples mas sofisticados. Um dos mais importantes arquitectos do século XX definia as suas obras não apenas pelo interior mas também pelos espaços exteriores. Ficou famoso pela expressão “less is more” (“menos é mais”).

Mies van der Rohe não viveu nesta nossa era da Internet nem precisou de inserir informação sobre produtos à venda numa loja de comércio online. Se isso tivesse acontecido, talvez a sua frase-chave fosse “mais é menos”.

Contextualizando: quanto mais informação colocares na área de venda do produto menos potenciais clientes vais perder e menos vezes terás de prestar esclarecimentos através de email ou redes sociais.

Numa loja física, um consumidor comum dá, por norma, atenção aos dados que são apresentados na etiqueta ou ficha que está junto ao produto. Vê o preço, tamanhos, peso, dimensões, especificações e características técnicas, forma de lavar (no caso da roupa) entre outros elementos que podem ajuda-lo a fazer a compra. Esta é já uma forma de interagirem com aquilo que querem comprar.
Se estão interessados no produto e não encontram a informação que procuram, há dois caminhos: chamam um funcionário que os esclareça ou, pior, vão embora.

E numa loja online?

Numa loja de comércio online acontece o mesmo. Sendo um aspecto pouco valorizado pelo seus proprietários, é essencial fornecer a mais completa informação dos produtos para uma melhor experiência dos utilizadores.

Todos nós já encontramos páginas de produtos com pouca ou nenhuma informação. Representam o grau zero da interacção com os utilizadores e nada contribuem para a venda.

Quando um potencial comprador encontra uma página deste género, vai procurar as informações que precisa noutro local e já não regressará. A não ser que o preço seja arrasador e isso raramente acontece.

Tenta oferecer o máximo de informação possível na página do produto. Sobretudo a informação prática.

Se venderes roupas, por exemplo, indica os tamanhos, cores, tipo de material, instruções de lavagem. Se venderes calçado, informa a cor, o tamanho, o material. Usa sempre linguagem comum e evita o jargão técnico.

José Freitas

José Freitas

Jornalista de profissão, aficionado do WordPress em projectos pessoais e colaborativos. Cinema, música, tecnologia, fotografia e mais umas coisas. De vez em quando assobia e alguma coisa acontece.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.