No WordPress, a forma correcta de eliminar plugins é através do painel de controlo do site. Mas como podemos fazer se, por uma razão ou outra, perdermos o acesso à administração?
A mala
Há umas semanas precisei de tomar uma atitude drástica. Não é coisa que vá com o meu feitio mas quando tem de ser, tem mesmo de ser. Perdi a chave de um cadeado de uma mala. Estou certo que já terá acontecido a muitas pessoas mas a mim foi a primeira vez. Sem forma de a poder abrir de maneira delicada não houve outro remédio que não fosse dar cabo do cadeado, decretando o seu caminho para o lixo.
Eliminar plugins sem poder utilizar o painel do WordPress é um processo semelhante a este. É um pouco bruto e só deve ser feito se não houver alternativa.
Os plugins de sites WordPress devem ser eliminados através do respectivo painel de controlo. É o método adequado e mais seguro. No entanto, porque perdemos o acesso à administração ou porque um plugin está a colocar o site em ‘baixo’ e aí ninguém o vê (como no caso do famoso ecrã branco), pode ser necessário recorrer a métodos mais extremos.
Há duas formas de resolver a situação. Um requer o uso de FTP, para eliminar a pasta ou ficheiros do plugin. O outro passa pelo phpMyAdmin para resolver o problema na base de dados.
Usar FTP para eliminar plugins
É o segundo método mais simples e não envolve grandes conhecimentos técnicos. Pode ser via FTP ou através do painel de controlo do alojamento, seja cPanel, Plesk ou outro.
- Acede com os dados fornecidos pela empresa de alojamento
- Vai à pasta wp-content
- Procura a pasta plugins
- Agora encontra o plugin que pretendes eliminar
- Podes apaga-lo
Desativar plugins através do phpMyAdmin
Usar o phpMyAdmin implica mexer na base de dados e só deverá ser opção se estiveres confortável com isso.
- Acede ao phpMyAdmin através do painel de controlo do alojamento
- Encontra a base de dados referente ao site em causa. Se tiveres mais de uma base de dados confirma que estás a mexer na correcta
- Procura a tabela wp_options
- Procura a linha option_name
- Vê aquela que tem o valor active_plugins
- Carrega no botão Edit
- No option_value encontra os nomes dos plugins activos
- Apaga os dados referente ao plugin que pretendes desactivar ou, então, desactiva-os a todos eliminando todo o código.
- Carrega em Go para confirmar
Desactivar os plugins não é o mesmo que eliminar e, portanto, não os remove do WordPress. Mais tarde, com acesso ao painel, podes voltar a activa-los e a efectuar as operações que pretenderes. Incluindo eliminar em definitivo. Deves manter no teu WordPress o número de plugins de que necessitas para as funcionalidades pretendidas. Todos os restantes estão a mais.