Kaksi Media

Mais fotos fixes ‘for free’

Todos nós precisamos de imagens para colorir ou ilustrar os nossos artigos do blog, ou páginas do site. Já sabemos os bancos de imagens são relativamente baratos mas demasiado reconhecíveis (se bem que por vezes apareçam casos estranhos). Por isso a tentação de procurar no Google Images é grande, mas infelizmente não deve ser utilizada.

E então, onde procurar?

Há algum tempo publicamos uma lista de locais que utilizamos para os nossos artigos e que também recomendamos aos nossos amigos e clientes.

Hoje vamos deixar o link para mais alguns sites que disponibilizam imagens licenciadas para reutilização:

Stockpic

hands

É mesmo assim, logo a abrir uma das melhores sugestões de todo o post. Neste banco de imagens é quase garantido que vais encontrar imagens exclusivas e que não encontras noutros bancos. A guardar nos teus favoritos.

Public Domain Archive

PDA

Public Domain Archive é um agragador de imagens disponíveis na internet. A sua coleção encontra-se em crescimento e oferece um variado leque de imagens que cairam em domínio público.

Pixabay

eggs-918437_1280 (1)

Este é um dos melhores bancos de imagens que poderás encontrar. Apesar de não ser obrigatório, aconselhamos que te registes no site – dessa forma evitas preencher o captcha de cada vez que desejares uma imagem.

123RF

40568532_l (1)

 

Este site disponibiliza uma grande variedade de imagens gratuitas, com um senão (ou vários):

  • as imagens são pequenas
  • é necessário registo do utilizador (gratuito)
  • é necessário referir a atribuição
  • o catálogo varia, ou seja, se hoje uma imagem está disponível, amanhã poderá não estar.

500px

500

Um site de uma comunidade que disponibiliza uma leque de fotos com muita qualidade. Rimou, não foi?

Foodies Feed

foodies

Nham, nham. O fotógrafo Jakub Kapusnak disponibiliza as suas fotos de comida para utilização em blogs ou impressões. Não sei o que acham, mas a tarte já marchava 😛

Skitterphoto

skitter

Uma coleção enorme de imagens que podem ser utilizadas em projetos pessoais ou comerciais. Todos os dias é carregada uma nova imagem. Grão a grão, chega o camaleão.

Free Nature Stock

267

Um banco de imagens interessante, para quem procura cenas de natureza. É um recurso excelente se necessitares de fundos ou imagens panorâmicas.

ISO Republic

ISORepublic

Banco de imagens do fotógrafo Tom Eversley. Apesar de não ter muita variedade, consegues encontrar aquela imagem para ilustrar o teu conteúdo de forma criativa.

Pexels

pexels

Disponibilizam-te mais de 3000 imagens gratuitamente. Por norma carregam umas 10 imagens todos os dias. Apesar de não estarem categorizadas podemos pesquisar por etiquetas.

morgueFile

morgue

Apesar de ser um dos mais antigos bancos de imagens da web e de se chamar Morque, aqui poderás encontrar uma enorme coleção de imagens. Para além da variedade podes pesquisar, navegar e escolher imagens com dois ou três cliques. É rápido, é gratuíto e disponibiliza milhões!!!

One Million Free Pictures

1million

Podia-se dizer que este caso é o verdadeiro caso de publicidade enganosa, porque ao contrário que o nome sugere, não disponibiliza um milhão de fotos. No entanto o seu fundador encontra-se na missão épica de atingir esse número.

Moveast

bigodes

Para aquelas ocasiões em que necessitas de imagens de pessoas reais num mundo real. O fotografo é tuga (de Lisboa), chama-se João Pacheco e é a prova viva de que o que é Nacional é bom.

Magdeleine

magdeleine

Uma imagem HD por dia – é o objetivo deste site criado e gerido por Antoine Beauville, um estudante de design parisiense (ele é que é de Paris, não o design).

Foter

foter

Se quiseres, adota este banco de imagens como o único banco de que precisarás. Tens 200 milhões de fotografias provenientes sobretudo do Flickr. Atenção que estas imagens necessitam que referencies a atribuição (quem as tirou). Se necessitares, o Foter disponibiliza um plugin WordPress – Yes!!!

E assim terminamos mais uma listagem de bancos de imagens.

Gostamos de partilhar os nossos tesouros, mas isso já tu sabias, certo?

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

passionate about the internet. social media lover and wordpress geek.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.