Kaksi Media

Melhora a segurança do teu website usando passwords únicas e difíceis de adivinhar

senhas complexas

O WordPress 4.3, que será lançado dentro de cerca de duas semanas, traz um importante melhoramento. Tão importante que parece incrível não estar já dentro do sistema de gestão de conteúdos há muito mais tempo. É uma ferramenta que ajuda a criar senhas (passwords ou palavras passe) únicas e difíceis de quebrar por potenciais atacantes.

É uma opção e não obrigação mas pode incentivar muitos utilizadores a seguirem por um caminho mais seguro e evitarem senhas de acesso absurdas e ridículas.

Não há outra forma de dizer isto: se usas uma senha que aparece na lista das mais comuns, é certo e sabido que mais cedo ou mais tarde o teu website será atacado com sucesso.

Aliás, convém explicar que mesmo que a tua palavra passe não seja uma desta lista e até penses que é complexa, pode não ser assim tão segura. Isto porque as pessoas são previsíveis.

Ora, a melhor forma de criar senhas seguras passa por usar uma fórmula que combine diversos ingredientes: tem de ser complexa, longa, única e imprevisível.

Complexa

Uma senha complexa deve ser, acima de tudo, aleatória. Não chega misturar o teu nome com a data de nascimento, ou o teu clube preferido. Nada de usar palavras que estejam num dicionário, seja ele de que língua for.

Longa

Nunca menos de 12 caracteres. De preferência com mais.  E não devem ser quaisquer caracteres. Devem ter letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Única

Todas as senhas devem ser únicas e, portanto, não devem ser reutilizadas noutras websites. Nem recicladas. Logo, nadas de usar um mesmo conjunto de letras e números e depois apenas os baralhar.

Imprevisível

Nada de usar o nome do animal de estimação, da banda preferida, da primeira namorada ou namorado, muito menos do clube do coração.

E gerir isso tudo?

É uma pergunta justa e compreensível. Decorar muitas senhas destas não é prático, para não dizer impossível. A solução também não passa por andar com um papel com elas escritas, nem sequer por usar um ficheiro de processador de texto ou folha de cálculo.

A nossa sugestão é que uses um gestor de senhas. Há vários disponíveis. Não uses os sistemas de gestão de senhas que os navegadores de Internet disponibilizam.

São aplicações que usam um sistema de encriptação e até ajudam a criar senhas que correspondem aos parâmetros enunciados. Assim, basta saber uma única senha de cor, a do acesso ao sistema que usaste. E também ela deve ser complexa, única, longa e imprevisível.

É claro que nada disto garante que as tuas senhas, ou uma delas, não venham a ser descobertas. Mas a probabilidade de tal acontecer é muito menor.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.