Como fazer uma página Sobre nós perfeita no teu site

Como fazer uma página Sobre nós perfeita no teu site

Definir o conteúdo e escrever o texto de uma página Sobre nós perfeita no teu site é uma tarefa mais complicada do que parece.

Muitas vezes falhamos o propósito por não atingirmos algumas obrigações essenciais.

Entre elas:

  • criar confiança;
  • ajudar;
  • mostrar onde nos podem encontrar.

Muitas vezes bloqueamos. Hesitamos. A nossa preocupação vai para aquilo que precisamos de escrever em vez de nos centrarmos nas razões que nos levam a apresentar a empresa, o projecto ou o negócio.

Queremos deixar a melhor das impressões em quem lê o texto ou vê o vídeo e acabamos por desvalorizar aquilo que mais importa: o que podemos fazer por quem está a visitar o nosso site.

É como criar um restaurante 3 estrela Michellin para depois servir sandes americanas.

O objectivo da página Sobre nós

Em termos estatísticos, a página Sobre nós é, genericamente, uma das mais vistas nos sites de empresas, em particular por visitantes que estão a ter um primeiro ou segundo contacto.

Muitas vezes podes não ter uma segunda oportunidade para uma boa primeira impressão. É um cliché mas que se adequa de forma perfeita aqui.

Numa sondagem para o KoMarketing, 52% dos entrevistados disseram que a primeira coisa que procuram num site é essa página específica.

A página Sobre nós é uma das mais procuradas pelos visitantes
A página Sobre nós é uma das mais procuradas pelos visitantes

Porquê?

Porque, de uma forma intuitiva, preferimos comprar produtos e serviços em quem confiamos, conhecemos e, de preferência, gostamos.

Pensa nesta página como uma espécie de serviço informativo que ofereces a quem te visita, mais do que uma forma de simples auto-promoção.

Em todo o teu site, este é o único espaço em que podes ser o protagonista. Mas, mesmo assim, só podes ser o ‘protagonista’ enquanto meio para que o teu cliente atinja o seu fim.

Esquece a ideia de ser Luke Skywalker. O teu papel é o de Yoda.

Esta, como todas as outras páginas do site, tem um objectivo. Neste caso é motivar os teus potenciais clientes a dar o passo seguinte: entrar em contacto.

Todas as empresas desejam (e merecem) uma excelente página Sobre nós. O problema é que, muitas vezes, não sabem como a fazer.

Nas próximas linhas vais encontrar:

  • os principais erros que deves evitar;
  • e aquilo que deves ter para criar uma página Sobre nós perfeita.

Vamos a isso…

Erro básico: não tem uma página Sobre nós

O teu site tem de ter uma página “Sobre nós”. Simplesmente não é uma opção. Não a ter é o maior de todos os erros.

Podes pensar que são páginas ‘ultrapassadas’, ‘clichés’, às quais ‘ninguém liga’. Tudo isto está errado.

Num qualquer site, e seguramente pelas próximas centenas de anos, há algumas áreas obrigatórios:

Coloca de lado essas ideias de que não vale a pena fazer uma página Sobre nós. Pode mesmo ser decisiva na forma como conquistas clientes, como veremos já a seguir.

A página Sobre nós da Kaksi é breve, simples, a pensar no potencial cliente e, enfim, com um pouco da nossa personalidade
A página Sobre nós da Kaksi é breve, simples, a pensar no potencial cliente e, enfim, com um pouco da nossa personalidade

Evita jargão em excesso…

A tua empresa é a melhor do sector, a que tem os melhores profissionais, as tecnologias mais avançadas e está sempre na crista da onda da inovação. Nós entendemos isso.

Sabemos que queres provar estar em primeiro lugar na lista das melhores empresas do sector.

Mas, para isso, não tens de encher a página Sobre nós de jargão e termos técnicos, que só servem para confundir quem procura encontrar uma solução para um problema.

No entanto, pior que usar jargão em excesso é usar o jargão errado.

Evita uma longa lista de prémios e certificações

A tua empresa ganhou uns quantos prémios e obteve uma mão cheia de certificações. Perfeito. Isso é bom para os teus clientes, que ficam a saber que podem confiar em ti e na tua equipa para resolver os seus problemas.

Mostra os principais prémios e certificações, com um pequeno contexto, mas não apresentes uma infindável lista que vai até ao prémio de mérito que ganhaste no primeiro ano de escolaridade.

Um pouco de ego é bom. Excesso de ego é insuportável.

Evita querer agradar a todos

Diz o povo, citando Jean Jacques Rousseau, que “quem quer agradar a todos, não agrada a ninguém”.

No entanto, muitas empresas caem na tentação de fazer uma página Sobre nós tão inócua e triste que lhe retira toda e qualquer personalidade (mais sobre isto daqui a pouco).

De uma forma ou outra, fica a saber que a tua empresa não vai agradar nunca a toda a gente. O teu site e a página Sobre nós é apenas o primeiro passo para começar a segmentar o teu público.

A Whoa Nelly define claramente o seu mercado
A Whoa Nelly define claramente o seu mercado

A página Sobre nós é mais sobre o teu consumidor que sobre a tua empresa

Se há uma página do teu site onde podes brilhar um pouco, é esta. Mas só um pouco.

Em rigor, Sobre nós é sobre o teu cliente. Sobre as suas necessidades e a resolução dos seus problemas e dificuldades.

As pessoas que visitam o teu site estão à procura de soluções para chegarem aos seus objectivos. Querem saber se és a melhor opção para eles e confirmar que fazem uma boa escolha se decidirem fazer negócio contigo.

A Nike deixa clara para quem está a falar (e mostra personalidade)
A Nike deixa clara para quem está a falar (e mostra personalidade)

A página Sobre nós tem de ser simples

Evita os excessos de linguagem, as mil e uma apresentações de serviços e produtos. Fala sobre os méritos da tua empresa mas sem abusos linguísticos.

Uma página Sobre nós perfeita começa por ser simples, directa e comunicando o essencial. Além de breve. Integra todos os elementos que aqui recomendamos mas vai directo ao assunto, sem floreados.

A página Sobre nós tem de transmitir confiança

A tua página Sobre nós tem de dizer o que tu ou a tua empresa fazem. Mas numa apresentação clara e objectiva.

O teu foco deve estar em mostrares ao teu visitante, e potencial cliente, porque deve confiar em ti para fazer aquilo que ele procura.

Não te esqueças de contar uma pequena história que contextualize o teu percurso e qualificações. Mas evita relatórios ou longas biografias.

A Moz conta porque devemos confiar neles
A Moz conta porque devemos confiar neles

A página Sobre nós tem de ajudar o visitante

Precisas de mostrar a quem chega ao teu site que sabes porque te visita e que podes, de alguma forma, ajuda-lo a cumprir o seu objectivo.

Procura contextualizar, de forma breve, alguns dos produtos e serviços que tens e que podem resolver o problema do visitante.

A página Sobre nós deve mostrar onde estás

Faz com que seja fácil para o visitante saber como e onde te pode encontrar.

Insere na página “Sobre nós” alguns dados de contacto, que até podem surgir num botão para enviar um email, subscrever a newsletter, visitar uma parte específica do site (incluindo a página de contactos) ou passar a seguir-te nas redes sociais.

A página Sobre nós tem de mostrar personalidade

Apresenta alguns dos valores que fazem com que a tua marca tenha personalidade. Algo que a caracterize.

De forma convicta mas sem excessos.

Se a tua empresa só usa produtos naturais na produção e rejeita organismos geneticamente modificados, conta isso.

Podes ainda incluir um pouco de humor (mas só um pouco).

A Mango não esconde as suas paixões
A Mango não esconde as suas paixões

A página Sobre nós deve mostrar e contar

Se já nos conheces, pelo menos um pouco, sabes que advogamos o uso de histórias para estabelecer um relacionamento entre as pessoas.

Nesta página podes contar um ou dois detalhes sobre a história da tua empresa. De preferência enquadrando-os com elementos de personalidade (os tais referidos no ponto anterior).

Agora que temos isso resolvido, procura ir mais longe: mostra personalidade. Em particular nas imagens. Sejam elas fotos ou videos.

Oferece aos teus potenciais clientes uma forma de poderem estabelecer uma ligação com o teu negócio através das imagens.

Não tenhas medo de te expor.

A página Sobre nós tem de terminar com uma chamada para a acção

Já aqui ficou dito que a página Sobre nós tem de ter um objectivo.

Pode ser motivar o utilizador a entrar em contacto, a descarregar um ebook, a subscrever a newsletter (para entrar na tua estratégia de email marketing) ou a comprar um produto ou serviço.

Termina sempre a página com um convite para a acção por parte do visitante.

A página “Sobre nós” é uma das mais visitadas do teu site?

  • Se sim, estás no bom caminho.
  • Se não, está na hora de mudar isso.

Porquê?

Como referimos, a página “Sobre nós” é uma das mais importantes do teu site. É através dela que muitos dos teus potenciais clientes vão procurar respostas para estas perguntas:

  • Quem és tu e a tua empresa?
  • Sabes do que estás a falar?

Quem és tu?

A tua página Sobre nós oferece a oportunidade de contares um pouco da tua história e esta deve oferecer à pessoa do outro lado do ecrã a chance de criar uma ligação contigo.

Não tenhas medo de colocar nomes e caras (reais, não fotos de stock). Isto é, procura que essa ligação seja real, entre humanos. Isto não significa que desvendar dados pessoais.

Sabes do que estás a falar?

É aqui que podes apresentar algumas das tuas qualidades e revelar a experiência de quem sabe o que está a fazer. Acima de tudo, sê prático. Esquece as lenga-lenga cheias de lugares comuns e frases feitas.

Conta o que fizeste e fazes, revela um pouco dos bastidores, fala das tuas especialidades. Tudo isto sem floreados (sabes do que estamos a falar, não sabes?).

Conclusão

Encara a página Sobre nós como uma das mais importantes do teu site, a par da página inicial e da Contacto.

É obrigatória, essencial e chama-lhe simplesmente Sobre nós ou Acerca. Também aqui deves esquecer os nomes criativos.

Se quiseres (e é aconselhável) podes complementar o texto com um vídeo mas não uses apenas o vídeo.

Por fim, se é verdade que a página Sobre nós é sobre a tua empresa, não é menos verdade que, no fundo, continua a ser sobre o teu (potencial) cliente. Só interessas na medida em que resolves um problema que ele tem.

A página Sobre nós da tua empresa cumpre a missão de conquistar a confiança dos teus clientes?

José Freitas

José Freitas

Jornalista de profissão, aficionado do WordPress em projectos pessoais e colaborativos. Cinema, música, tecnologia, fotografia e mais umas coisas. De vez em quando assobia e alguma coisa acontece.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.