Kaksi Media

Quando deves mudar o aspecto do teu website

pintar

“Devo trocar o aspecto do meu site todos os anos? Há dias um amigo disse que o meu site, feito o ano passado, precisava de ser actualizado para um design mais moderno.”

A dúvida chegou-nos por email. Como em tantas outras circunstâncias da vida a resposta não pode ser ‘sim’ ou ‘não’ de forma directa. Porque há variáveis a ter em conta e, no caso em concreto, não as conhecemos com rigor. Por isso o melhor é começar pelo ‘depende’. Depende de algumas circunstâncias e factores, porque também aqui cada caso é um caso.

Por norma deves evitar as mudanças permanentes de tema. Há quem não resista a fazer alterações constantes. Convenhamos que as tentações são muitas. A ideia é sempre ter o aspecto mais bonito, acrescentar este ou aquele detalhe que, acreditam, vai fazer a diferença. Sempre em busca da perfeição. No entanto, lamentamos dize-lo, não há um tema perfeito.

Aspecto vs. funcionalidades

Na filosofia WordPress, os temas destinam-se a tratar do aspecto do website, enquanto os plugins asseguram funcionalidades extra. No entanto, são inúmeros os temas que integram diversas funcionalidades. Nalguns casos só funcionam de forma devida se tiverem acoplados alguns plugins.

Tem em conta que guardar as configurações de um tema implica a criação de tabelas e campos na base de dados da tua instalação. Não tens de fazer nada, o processo é automático mas serve este dado para ficares a saber que muitos temas vão acabar por carregar a tua base de dados.

É inevitável que assim aconteça mas tal como no caso dos plugins deves evitar o exagero. Portanto, esquece aquela ideia de instalar uns 20 temas “só para ver como fica”. Se queres experimentar temas vai em frente mas usa uma instalação local, no teu computador, para analisares e testares.

Voltemos à questão central. A periodicidade com que o aspecto de um website deve ser refrescado depende de diversos factores. Do tipo de website, do seu público-alvo, das tecnologias que utiliza, dos serviços que presta e pretende vir a prestar.

De forma geral, podemos dizer que é uma boa política alterar o aspecto de um website de dois em dois anos. Mas não se trata de ‘lei’. É apenas uma projecção ajustada à realidade da rápida evolução da tecnologia e da mutação do padrão do gosto dos visitantes.

Um website pode resistir com o mesmo aspecto durante três ou mais anos se ainda funcionar. Isto é, se converter os visitantes em clientes. Por outro lado, se seis meses depois de uma mudança o design de um website não cativar, talvez seja melhor não esperar pelos dois anos e antecipar essa alteração.

O estado de permanente mudança deve ser evitado. Descaracteriza o website, impede rotinas dos visitantes e afecta a marca que qualquer proprietário se propõe implementar.

Assim, quando nos perguntaram: “Devo trocar o aspecto do meu site todos os anos?”, respondemos desta forma: “Depende de muitos factores. Quando foi feito o teu actual website, qual é o teu público, o que pretendes servir com ele e queres acrescentar algo novo aos teus serviços? Já agora, como está em termos de visitantes? Ajuda a que alguns se tornem clientes?”. Já tens resposta para estas questões? Óptimo, vamos conversar.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.