As regras para uma estratégia de marketing de conteúdo

iglo esquimós

Vamos fazer uma experiência? Vamos tentar vender frigoríficos aos esquimós? E vamos querer vender 500 no espaço de um mês. Claro que iremos ver como está a concorrência para tentar fazer melhor. Depois vamos complicar tudo oferecendo uma gama de mais de 50 produtos muito parecidos. E mesmo que esta nossa iniciativa não resulte vamos insistir. Até ao sucesso ou até ao fim.

O arranque do texto foi uma pequena provocação, que serviu o seu propósito: dar o mote à apresentação dos dados a ter em conta na criação de conteúdos para o teu website.

Afinal foi o prometido quando dissemos que a tua empresa, o teu negócio, precisa de marketing de conteúdo. Não é uma opção é uma obrigação.

Para que seja eficaz é necessário analisar algumas características.

Encontra o teu público

O primeiro de todos os passos é definir o público-alvo ou, se preferires, a tua audiência prioritária. Esquece a ideia de que toda a gente pode ser tua cliente. Desta forma vais poder estabelecer os objectivos centrais que os teus conteúdos (texto, imagens) devem respeitar. Têm de corresponder com a actuação da tua empresa e a tua linha de negócio.
Se não sabes qual é o teu público-alvo a história já é outra e o primeiro passo é responder a esta questão.
É mesmo aos esquimós que pretendes vender frigoríficos?

Determina os teus objectivos

São os teus objectivos, não os de mais ninguém. Por isso, estabelece marcas realistas, adequadas à realidade do teu público-alvo e do negócio que pretendes promover. Lembra-te que os objectivos podem ser sempre alterados.
Criar e publicar conteúdo no teu website ou noutros meios, como panfletos, brochuras e flyers, não é algo que se faça de ânimo leve. Se a tua ideia é vender 500 frigoríficos por mês aos esquimós tens de criar marketing de conteúdo ajustado e diversificado. Ensina como se deve conservar a carne, o peixe, os vegetais.

Analisa a concorrência

Dar uma olhadela aquilo que a concorrência está a fazer é sempre importante. Não apenas nos negócios do dia-a-dia mas também no seu website e redes sociais.
Atenção que não deves copiar – nunca – conteúdos de outros sites mas podes sempre ganhar inspiração.
Como será que a concorrência está a tentar vender os frigoríficos?

Simplicidade

Utiliza o método KISS (Keep it simple, stupid). Tem em conta o público-alvo em primeiro lugar e ajusta a linguagem e as palavras mas visa sempre a simplicidade.
Não vale a pena apresentar 50 produtos parecidos. Só vai complicar a vida dos esquimós.

Aprende

Aprende sempre com os conteúdos que publicaste. Procura avaliar os seus resultados. Envia o link de alguns dos artigos a amigos ou pessoas que possam estar interessadas no tema abordado. Pede reacções. Tenta sempre fazer melhor.
Não esperes resultados imediatos. O marketing de conteúdo implica tempo mas, se bem feito, vale a pena porque podes conquistar clientes que se transformam nos mais fiéis. Tem é de ser praticado com regularidade e qualidade.
Os esquimós não estão sempre à escuta.

Se precisares de ajuda

Planear e executar uma estratégia de marketing de conteúdo, admitimos, não é fácil e leva tempo. Reconhecemos ainda que nem todas as pessoas têm qualificações para esta tarefa. Pedir a ajuda de amigos que possam ter ‘jeito’ pode ou não ser uma opção. Depende do ‘amigo com jeito’ saber o que está a fazer. Porque em vez de ajudar, pode prejudicar. Uma sugestão passa por solicitar o apoio de profissionais. Afinal, não contratas um electricista para resolver um problema de canalizações, pois não?
Se pretenderes, nós podemos dar uma ajuda.

José Freitas

José Freitas

Ajudo pequenas e médias empresas e empreendedores a criar estratégias online para conseguirem melhores clientes, através da comunicação relacional. Na minha vida passada fui jornalista durante 25 anos. A comunicação é a minha praia. Viciado em café intenso e aromático.

Queres receber as nossas mensagens semanais o teu email?

As nossas mensagens são compostas por pequenos textos escritos a pensar em ti (sim a sério, a pensar em ti).

Não enviamos SPAM porque também não gostamos de o receber.