Segundo o Codex do WordPress.Org, Child Theme, ou Tema Filho: “é um tema que herda a funcionalidade de um outro, chamado Tema pai ou tema principal e lhe permite modificar ou acrescentar a funcionalidade do tema principal“.
Traduzindo
Ao utilizares Child Themes, tens a oportunidade de costumizar um layout único utilizando como base um outro tema. Não só é perfeito para quem quer começar a aprender a alterar temas, assim como quem quer aprender a construir os seus próprios temas.
Também é bastante útil para quem compra temas (que são atualizados de tempo a tempo) e não quer perder as suas alterações ao atualizar o Tema Pai.
Parece difícil?
Mas não é, apenas necessitas de criar um novo diretório dentro da pasta /wp-content/themes com os seguintes ficheiros:
- style.css (obrigatório)
- functions.php (opcional)
- screenshot.png (opcional)
STYLE.CSS
Este é o único ficheiro obrigatório na criação de um Child Theme, que necessita de ter um cabeçalho comentado com a seguinte informação:
[code]
/*
Theme Name: KaksiTheme Child
Theme URI: http: //kaksimedia.com/
Description: Child theme for Kaksi Media
Author: Pedro Fonseca
Author URI: http: //www.kaksimedia.com/blog/
Template: kaksitheme
Version: 0.1
*/
[/code]
ATENÇÃO: O valor a usar no Template deveráser o nome do diretório onde se encontra instalado o tema Pai (neste caso – kaksitheme).
Ao criarmos o Child Theme, estamos a importar todos os ficheiros PHP do tema pai, no entanto, não estamos a importar o style.css original. Se o quisermos importar devemos adicionar no início do ficheiro style.css a seguinte instrução:
[code]@import url(“../kaksitheme/style.css”); [/code]
FUNCTIONS.PHP
Ao contrário do ficheiro style.css, um Child Theme importa automaticamente as ‘funções’ do Tema Pai. Isto significa que não é necessário copiar código de um tema para o outro, no entanto se necessitares de redefinir algumas funções podes criar um novo ficheiro e criar o código que desejares.
SCREENSHOT.PNG
O ficheiro screenshot.png refere-se à imagem que aparece quando estamos a visualizar qual o tema escolhido para o nosso site. Podes utilizar uma cópia de ecrã do teu tema, apesar de eu gostar mais de utilizar uma imagem trabalhada. Apesar de o WordPress exibir a imagem em 300×225, deves criar a imagem com as seguintes dimensões (600×450 ou 880×660 – é a que eu uso).
Afinal de contas
É muito fácil utilizar um Child Theme, e se adotares esta prática em todos os teus projetos, vais ver que qualquer dia, já nem sabes trabalhar de outra maneira. Por outro lado, deixas de andar preocupado de cada vez que o Tema Pai necessita de ser atualizado.
Nós só trabalhamos com Child Themes, mas isso até a minha avó já sabia!