Nos grandes musicais da Broadway é assim. O espectáculo começa com um elenco que o conduz até ao fim da temporada programada. Isto se tiver público suficiente para o aguentar pelo tempo previsto. O sucesso, ou a falta dele, determina a continuidade da peça em cena.
“O Fantasma da Ópera”, por exemplo, está em palco desde Janeiro de 1988 e acumula já cerca de 12 mil representações. Entre o início e os dias de hoje houve diversas mudanças no elenco para todas as personagens. Os cenários também são renovados com alguma frequência e mesmo a equipa técnica regista entradas e saída. São alterações de bastidores que, muitas vezes, melhoram o espectáculo.
O WordPress 4.4 parece uma dessas peças musicais da Broadway. Convém, antes de mais, sublinhar que é uma das mais ambiciosas versões dos últimos anos. Tem centenas de melhoramentos, introdução de elementos que fazem todo o sistema funcionar mais afinado. Mas uma parte significativa destas novidades será pouco entusiasmante para os utilizadores comuns, pelo menos para já. Os programadores, por seu lado, podem rejubilar. Se bem que, mais tarde, serão os utilizadores os grandes beneficiados.
Imagens Responsivas
É uma das grandes novidades para todos. Desde os utilizadores comuns, passando pelos programadores, pelos designers até aos visitantes. É verdade que o WordPress já fazia, na maior parte dos casos, um muito decente trabalho na apresentação de imagens responsivas. Mas com o 4.4 as coisas vão ainda melhorar.
Há um novo suporte para imagens responsivas que inclui todas as dimensões no atributo ‘srcset’, o que leva a que seja o navegador de Internet a decidir o tamanho adequado ao ecrã que a vai receber. É bom em quase todas as situações menos naqueles casos em que o visitante usa um browser antigo. Convém lembrar que o problema não é do WordPress nem do teu website mas sim do utilizador, que tem – até por razões de segurança – de passar a usar um navegador recente.
O WordPress passa ainda a criar um novo tamanho de imagem, denominado “medium_large”. Terá 768 pixéis de largura e sem limite na altura.
Twenty Sixteen
O Twenty Sixteen é o novo tema por omissão do WordPress. É simples, minimalista e limpo. Mantém o estilo de blog clássico e apresenta uma tipografia de excepção.
oEmbed
O WordPress utiliza o oEmbed para facilitar a integração de conteúdos externos a partir de alguns ‘fornecedores’, como o YouTube, por exemplo. A partir desta versão 4.4, os websites ficam eles próprios também a ser fornecedores, permitindo a outros incorporar os seus conteúdos. É simples, basta colocar o URL do artigo ou página numa linha, entre as tags <embed>.
REST API
Parte da famosa REST API chegou ao core do sistema. O 4.4 inaugura a infraestrutura. Os ‘endpoints’ estão previstos apenas para a próxima versão. É coisa para programadores, que podem passar a criar temas e plugins que fazem uso da REST API.
Personalizador
A área de personalização regista alguns melhoramentos. Sobretudo nos bastidores. Está mais rápida e o seu uso implica agora menos recursos de memória por parte do servidor.
Comentários
Há uma nova classe, a WP_Comment.
O objectivo é facilitar a cache e a performance dos artigos que têm muitos comentários.